Ecologia

Ecologia
Estação Ambiental de Peti
>

Páginas

Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2010

NOVA ESCOLA VOLTA ÀS AULAS

PLANOS DE AULA TUDO SOBRE EDUCAÇÃO
Educação InfantilEnsino FundamentalGestão EscolarPlanejamento e AvaliaçãoFormaçãoPolíticas PúblicasInclusãoCriança e AdolescenteAgendaPonto de EncontroReceba nossa newsletterNovidades por RSSCelularVolta às aulas
O ano letivo começa em fevereiro na maioria das escolas, mas você já deve estar na ativa para garantir uma excelente volta às aulas. Para contribuir com a qualidade desse momento estratégico, reunimos aqui o melhor conteúdo publicado nas revistas NOVA ESCOLA e NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR que trata do que fazer antes do início das aulas e das ações imprescindíveis nas primeiras semanas.

Antes do início das aulas
A qualidade do trabalho que será realizado ao longo do ano depende do planejamento que deve ser feito antes do início das aulas. Confira reportagens sobre a Semana Pedagógica, a organização dos registros, instrumentos de avaliação e rotinas da sala de aula.
Gestão Escolar Sala de aula Planejamento na escola
Conteúdo especial sobre Planejamento, Semana Pedagógica e Projeto Político-Pedagógcio
Como fazer da rotina uma aliada
Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados

Documentos em ordem
Ensine os professores a organizar os registros para depois usá-los na formação da equipe
Manutenção do patrimônio escolar
Como manter o patrimônio escolar sempre em bom estado e planejar sua conservação

Manual de manutenção da escola
Manual de orientação para o diretor escolar sobre a manutenção das instalações da escola

Assim não dá! Falar em falta de motivação
O envolvimento acontece quando há sentido no que se faz

Avaliação nota 10
Os diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos

A elaboração de um bom currículo para o Ensino Fundamental de 9 anos
A matriz curricular deve focar o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância
Planejamento na Sala de Aula
O que e como ensinar do 1º ao 9º ano
O quebra-cabeça das modalidades organizativas
Integrar atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de ensino requer planejamento e conhecimento claro dos conteúdos

Como planejar a rotina na sala de 1º ano
O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar deve lembrar momentos da Educação Infantil
Organizar a rotina da alfabetização
O professor deve planejar atividades que propiciem contato com práticas de leitura e escrita desde os primeiros dias de aula

Primeira semana
Nos primeiros dias de aula, os alunos precisam ser acolhidos. Veja como recebê-los bem, como realizar a adaptação dos bebês e das crianças na Educação Infantil e como fazer com tranquilidade a transição dos alunos do Pré para o 1º ano e do 5º para o 6º. Em sala de aula, aproveite a primeira semana para conhecer a nova turma com avaliações iniciais.

Gestão Escolar
Sala de aula
Boas-vindas bem planejadas
Sete ações para estabelecer o vínculo do aluno com a escola nos primeiros dias de aula


Sejam todos bem-vindos
Como integrar alunos e professores novos e criar uma rotina de cooperação e acolhimento

Adaptação: o fim de cinco mitos
Cinco miitos que devem ser deixados de lado para garantir a adaptação do aluno na Educação Infantil

Adaptação e Acolhimento
Artigo de Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá

Mudança de série
Artigo de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação

Novidade sem susto
Integração com alunos mais velhos colabora para uma transição suave do pré ao 1º ano


Rotina do 1º. ano
Projeto didático para integrar as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores


A transição do 5º para o 6º ano
Uma passagem bem tranquila com visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores



Sem surpresas no primeiro dia de aula
Encarar uma turma nova sempre dá um frio na barriga. Essa tensão diminui quando você se informa sobre quem está à sua espera
Um bom começo é fundamental
Reportagem sobre o planejamento de propostas interdisciplinares entre professores polivalentes
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
Como descobrir as hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita
Vídeo: Diagnóstico na alfabetização inicial
Como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial

Primeiro mês
Ainda no primeiro mês de aula, os gestores devem preparar um encontro de qualidade com os pais e responsáveis pelos alunos e, com base nos diagnósticos, os professores podem ajustar o planejamento das aulas de acordo com os conhecimentos apresentados pela turma.
Gestão Escolar Sala de aula A escola da família
Conheça aqui 13 ações para aproximar os pais do trabalho pedagógico

Vídeo: Ateliês de entrada na Educação Infantil
Sugestões de atividades para recepção diária dos alunos

Adaptação bem feita
Bebês e crianças pequenas se sentem à vontade quando a creche acolhe as famílias e os objetos pessoais de todos

O que cada um sabe sobre produção de textos
Analisar detalhadamente a forma como os alunos escrevem é a primeira providência para determinar os pontos que devem ser ensinados

Plano de aula: Diagnóstico inicial para produção de textos
Identifique o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita

Vídeo: Diagnóstico e avaliação na produção de texto
O professor deve diagnósticar as habilidades escritoras dos alunos e adaptar o planejamento

O que eles já sabem de matemática?
Verificar o que os alunos conhecem sobre os conteúdos é importante para você planejar atividades e fazer com que todos avancem
O planejamento deve ser flexível
Sustos, como descobrir que a turma não está no nível imaginado, pedem uma mudança de
Comente

AS reportagens da edição são muitos boas, mas precisamos de sugestões para o ensino medio. O que fazer para chamar atenção desses jovens? Eles estão sedentos por novidades.



As reportagens estão ótimas, mas faltaram sugestões para os anos finais do ensino fundamental; o jovem também precisa de uma recepção diferente, mesmo que ele já seja conhecido da escola e ods professores

A reportagens da edição são boas, mas senti falta de um direcionamento também para os professores das séries finais do ensino fundamental. Afinal, a forma de recepcionar o jovem e a forma de receber as crianças no ãmbito escolar são distintas. Acho importante pensar nisso pois temos que lembrar que a criança, querendo ou não, já vem com a curiosidade do que poderá ser a escola. Mas como manter esta curiosidade no jovem, que está querendo romper com os padrões esperados e mostrar que a escola é ruim? O que fazer para chamar a atenção do jovem?

Os jovens precisam sentir-se inseridos na escola,participando ativamente dos fatos,das atividades apresentadas.A escola e as aulas ministradas devem ser prazerosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Português/Inglês pela Uni-bh. Especialização em Língua Portuguesa Larga experiência no ensino 1o e 2o graus.

BLOG RITA OLIVEIRA

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.

CONFIRA!