Ecologia

Ecologia
Estação Ambiental de Peti
>

Páginas

Powered By Blogger

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Todos por uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE

Todos pela educação é um projeto realizado poe representantes da sociedade civil,educadores e organizações sociais.
É um movimento que tem por objetivo contribuir para que o povo brasileiro tenha uma educação de qualidade.







"Conquistar Educação de qualidade passa pelo compromisso de todos e de cada um. Existem inúmeras maneiras de ajudar, veja como você pode fazer a sua parte.



O que é uma Educação de qualidade?

Para explicar o que é uma Educação de qualidade, o Todos Pela Educação estabeleceu 5 Metas que o Brasil deve alcançar até 2022:

Todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola, sendo alfabetizadas até os 8 anos, aprendendo o que é adequado para cada série e concluindo o Ensino Médio até os 19 anos, sendo necessário, para isso, que o investimento em Educação seja ampliado e bem gerido.




A importância da alfabetização

Garantir uma Educação de qualidade para todos começa logo nos primeiros anos da Educação Básica, com a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos.

A alfabetização é a base para o desenvolvimento escolar do aluno, tendo impacto direto no aprendizado das demais disciplinas. Uma criança que não sabe ler e escrever corretamente, dificilmente conseguirá aprender o conteúdo esperado em história, geografia ou até mesmo em matemática.

Por isso, o Todos Pela Educação tem a alfabetização como foco de suas ações em 2009 e 2010.




15 dicas para você ajudar a Educação:

Melhorar a Educação brasileira é tarefa de todos nós. Cada um em sua área de atuação, todos os cidadãos podem ajudar a garantir Educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros, começando por garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos.

Veja abaixo 15 dicas de como você pode fazer a sua parte:




1 - Entenda a situação da Educação

O primeiro passo para melhorar a Educação é entender como está a situação atual. Neste site, você encontra as principais informações sobre a Educação em cada um dos estados, municípios e escolas do Brasil. Clique aqui e confira.



2 - Exija a criação de avaliações de alfabetização

Embora a alfabetização seja fundamental para garantir uma Educação de qualidade para todos, atualmente sabe-se muito pouco sobre a situação da alfabetização das crianças de nosso país. Como você vai notar, não há avaliações nacionais que mostrem como está a alfabetização das crianças até os 8 anos, as avaliações nacionais existentes começam na 4ª série do Ensino Fundamental, quando as crianças têm, em média, 10 anos.

Exija do governo a criação de indicadores voltados especificamente para a alfabetização.




3 - Encaminhe crianças e jovens para a escola

Para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, é preciso, primeiro, garantir que todas elas estejam na escola. Se você conhece crianças que estão fora da escola, tende entender qual é o problema, converse com alguém da família e se ofereça para ajudar.

Peça aos pais que procurem a escola e conversem com o diretor. Se a escola não matricular o aluno, você pode procurar o Conselho Tutelar, que emite uma Requisição de Serviços à escola. Se essa requisição não for cumprida, pode-se até acionar o Ministério Público (Promotor de Justiça da Infância e da Juventude), que moverá uma Ação Civil Pública, para assegurar a matrícula àquela criança ou jovem. O importante é ajudar a garantir o direito de todos a uma Educação de qualidade.



4 - Incentive a leitura

Uma ótima maneira de ajudar na alfabetização das crianças brasileiras é incentivar a leitura. Quanto mais o aluno lê, mais se familiariza com a língua, mais palavras vai conhecendo e melhor se sai na escola. Incentive que as crianças que você conhece leiam, leve-as a bibliotecas e ajude a trazê-las para o mundo dos livros.



5 - Reforce a auto-estima e valorize o aluno

Toda criança e jovem tem a capacidade de aprender muito e pela vida inteira - e o apoio e a confiança das pessoas ao redor são essenciais para o sucesso escolar de cada um. Converse com os alunos que conhece, incentive-os, mostre interesse, elogie o esforço deles. Pequenas palavras e gestos podem ser decisivos na vida de uma criança e de um jovem.



6 - Apóie a escola e seus funcionários

Além de conversar diretamente com os alunos, você também pode ajudar a escola. Vá conhecer as escolas próximas, converse com os professores, diretores e funcionários, procure saber como é o dia a dia, ofereça seu apoio e busque soluções junto com eles.



7 - Ajude a melhorar a infra-estrutura das escolas

Procure conhecer as necessidades das escolas públicas de seu bairro, saber o que a escola precisa, e se coloque à disposição para ajudar. Observe se as escolas têm boa iluminação, cadeiras e carteiras/mesinhas escolares em ordem, repare na limpeza e nos materiais escolares. Converse com o diretor da escola, ele é a melhor pessoa para te dizer o que a escola precisa e como você pode ajudar.



8 - Ofereça sua ajuda para as escolas

Todos podem contribuir para a efetivação do direito a uma Educação pública de qualidade. Se você é bom em artes, línguas, limpeza, gestão de negócios, agricultura, matemática, medicina ou qualquer outro campo, pode se tornar um voluntário e compartilhar suas habilidades com as mais próximas. Procure os responsáveis por essas instituições e ofereça sua ajuda.



9 - Colabore para aproximar escola e comunidade

Apóie a abertura da escola para a comunidade: organize e participe de eventos de esportes, música, teatro, cinema nas dependências da escola, e incentive outras pessoas para participarem também.

Quando a escola é pública, ela é da comunidade, dos alunos, dos pais, dos professores, dos funcionários. Cuide da escola com o mesmo carinho que você cuida da sua casa e das coisas que você gosta. Afinal, ela é sua também!



10 - Apóie e participe de projetos educacionais

Desenvolva e participe de projetos que ajudem sua cidade, seu estado e o País a alcançar as 5 Metas do Todos Pela Educação, lembrando que esses projetos devem ter como objetivo o aprendizado dos alunos, sendo complementares à escola.

Seguem abaixo 10 dicas para realizar um bom projeto:

1. Empenhe-se para que seu trabalho tenha impacto positivo na vida escolar de cada criança e jovem atendido
2. Interaja de forma solidária com a escola, buscando participar construtivamente de seu cotidiano
3. Conheça pessoalmente os professores das crianças e jovens atendidos, mantendo com eles uma relação de apreço e solidariedade
4. Desenvolva atividades que contribuam para que as crianças e jovens atendidos dominem a leitura e a escrita, saibam calcular e resolver problemas; tenham condição de compreender e atuar em seu entorno social; tenham habilidade para analisar fatos e situações e tenham capacidade de acessar informações e de trabalhar em grupo
5. Ofereça reforço escolar de forma articulada com a direção da escola ou da Secretaria de Educação, como um apoio na busca do sucesso escolar
6. Incentive as crianças e jovens para que tenham como objetivos principais, nessa fase da vida, o aprendizado e o sucesso na escola
7. Trabalhe com as famílias, para que os pais desenvolvam atitudes voltadas para o sucesso escolar de seus filhos
8. Contribua para o acompanhamento sistemático da freqüência e do desempenho das crianças e jovens na escola
9. Trabalhe com a família e a escola para garantir que aquelas crianças que deixaram de freqüentar a escola voltem às salas de aula.
10. Sensibilize, conscientize, motive e incentive lideranças comunitárias.



11 - Entenda como está dividida a Educação Pública

A Educação Pública no Brasil está dividida entre a união, os estados e os municípios. A Educação Infantil é responsabilidade do município, o Ensino Médio fica a cargo do estado e o Ensino Fundamental é responsabilidade de ambos, trabalhando em regime de colaboração. O governo central, por sua vez, é responsável pelo sistema federal de ensino e por prestar, quando necessário, assistência financeira e técnica aos estados e municípios.



12 - Exija comprometimento dos gestores públicos

Procure saber se os políticos de sua cidade, de seu estado e do Brasil estão trabalhando para a melhoria do ensino. Você pode pesquisar se eles apóiam e dão continuidade a projetos que têm dado bons resultados, se fazem algo para melhorar seus Idebs, se buscam melhorar a Educação e alcançar as 5 Metas do Todos Pela Educação.

Algumas das cidades que têm a melhor Educação do país contam com alianças entre os governos, as escolas, as universidades, a comunidade e a iniciativa privada. Por isso, veja se o secretário municipal de Educação visita as escolas, se reúne com os diretores e tem projetos e parcerias que visam a melhoria da Educação no município.

Na época das eleições, conheça as propostas dos candidatos para a Educação, e não vote em candidatos que não priorizem essa área. A Educação é um dos temas principais das políticas públicas e não pode ser instrumento de interesses partidários e eleitoreiros. Todos os cidadãos devem divulgar as boas propostas e, depois, acompanhar e cobrar o cumprimento das promessas feitas pelos políticos. Além de ajudar a Educação, o controle social é uma boa forma de exercer a cidadania e de contribuir para a democracia.

Atente também para que haja continuidade das políticas públicas que estão dando certo. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.




13 - Acompanhe o uso dos recursos na Educação

Para que a Educação dê o salto de qualidade de que o Brasil precisa, é necessário que o investimento para a Educação Básica seja ampliado para, no mínimo, 5% do PIB. Você pode reivindicar essa ampliação, e cobrar a aplicação eficiente e ética dos recursos destinados à Educação.

Para saber como os recursos da Educação são investidos, consulte o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope). Caso as informações de seu município ou estado não estejam no Siope, entre em contato com o secretário de Educação da sua cidade e cobre que esses dados sejam tornados públicos. O dinheiro investido na Educação sai do bolso de cada um de nós. Por isso, precisamos verificar se ele está sendo bem usado.



14 - Divulgue a importância da alfabetização

Você está preocupado com segurança, emprego, saúde? Pois é, a Educação afeta todos estes temas. Com mais Educação, temos menos desigualdade, as pessoas têm mais oportunidade para conseguir melhores empregos, e aprendem a ter mais cuidado com a saúde

Uma boa base educacional começa com todas as crianças brasileiras alfabetizadas até os 8 anos, por isso, ajude a divulgar a importância da alfabetização, Chame a atenção de seus amigos, colegas e parentes, converse com pais e alunos, coloque o tema em discussão.









FONTE DE PESQUISA:

Todos Pela Educação - Todos os direitos reservados

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Português/Inglês pela Uni-bh. Especialização em Língua Portuguesa Larga experiência no ensino 1o e 2o graus.

BLOG RITA OLIVEIRA

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.

CONFIRA!