Ecologia

Ecologia
Estação Ambiental de Peti
>

Páginas

Powered By Blogger

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO

"EU ACEITO
TU ACEITAS
ELE QUESTIONA

Fazendo a leitua de uma revista denominada "Opinião Espírita" deparei-me com tal título que chamou-me a atenção.
Decidi transcreve-lo na integra.
"Enquanto a educação estiver ligada a um processo repetitivo,visando assimilação por osmose,com sentido de mão únicado "mais" para o "menos",o conhecimento não encontrará espaço.
Até para os materialistas a individualidade do ser humano é algo indiscutível:impressão digital,identificação biométrica,DNA etc.
Tudo para provar que cada um tem detalhes que o tornam único no mundo.
Mas quando se trata de difusão e assimilação do conhecimento,a conversa muda de rumo e assume contornos de generalidade,como se apenas para uns poucos a verdade já tivesse se apresentado por inteiro e para todos os outros bastaria agora simplesmente aceitá-la.
Se no papel parece nos fácil discordar de métodos tão antinaturais,no dia-a-dia as coisas não são tão fáceis.Ainda avaliamos comportamentos e inteligências em função de padrões predeterminados como corretos,swja na escola-a imensa maioria delas-no mercado de trabalho,em casa e até nas instituições religiosas.E quem é diferente-porque nos obriga a refletir e reverter valores-estaria reprovado tendo que ouvir tudo novamente até que um dia"aprendesse o certo".E pronto!
A HISTÓRIA SE REPETE

Já no século XVII,Galileu olhou para o céu com um telescópio que ele mesmo construiu e chegou à conclusão de que a Terra se movia e não era o centro do Universo-como afirmava um dogma da igrejatudo como verdade incontestável.
Foi obrigado a renunciar publicamente a essa tese,sob pena de queimar na fogueira da inquisição,mas quardou intimamente a frase:"e no entanto a Terra se move"
A "verdade" e o "conhecimento" estavam preservados da heresiada dúvida.E a humanidade ganhou a recompensa de estacionar por mais um longo períodona escuridão."

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Português/Inglês pela Uni-bh. Especialização em Língua Portuguesa Larga experiência no ensino 1o e 2o graus.

BLOG RITA OLIVEIRA

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.

CONFIRA!