Citando um exemplo,nas aulas de gramática ou produção de textos,que são tidas com massantes,
o professor poderá se utilizar de novas estratégias e recursos externos a sala de aula.Podendo sair com sua turma para o pátio ou outro local apropriado onde o aluno pudesse colocar a teoria das gramática em citações práticas.Assim os alunos sairão do abstrato para o concreto.Observando a realidade e formando seu próprio conceito orientados pela norma culta da língua.
Na verdade o que se pretende é tirar o aluno da sala de aula e transformá-lo em agente.
Assim,ele tem a chance de se tornar mais participativo,libertando-se daquela tradicional maneira de apreender conceitos e conteúdos e deixando de lado o quadro-negro e o giz.
Provavelmente,o aluno assimilará melhor o conteúdo estudado e consequentemente,seu desempenho será bem mais satisfatório.
Aqui você encontra poesias,tudo sobre poetas famosos,livros e artigos sobre educação. Confira! Agora Também DICAS DE PORTUGÊS E REDAÇÃO "UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS" (Monteiro Lobato)
sábado, 7 de novembro de 2009
ESCOLAS E ESCOLHAS
Porque é tão difícil fazer com que o aluno preste atenção às aulas?
Manter a disciplina durante as aulas e motivar os alunos continua sendo uma árdua tarefa para os professores regentes.
O aluno sente a necessidade de movimento,em particular,o adolescente que fica desinqueto,quando é hora de estar atento por exemplo,em uma aula expositiva.Ai,vem a questão da escolha.Se o aluno não pode escolher o conteúdo a ser estudado,pelo menos deveria se dar a ele a oportunidade de ter aulas mais dinâmicas,onde ele possa não só observar,mas interagir.
Uma aula exclusiva de gramática,usando-se com recursos quadro negro e giz por uma hora ininterrupta fica extremamente cansativa e desinteressante.
Porém, se o professor se utilizar de determinados recursos,sua aula poderá ser de ótima qualidade e bem mais produtiva.
Manter a disciplina durante as aulas e motivar os alunos continua sendo uma árdua tarefa para os professores regentes.
O aluno sente a necessidade de movimento,em particular,o adolescente que fica desinqueto,quando é hora de estar atento por exemplo,em uma aula expositiva.Ai,vem a questão da escolha.Se o aluno não pode escolher o conteúdo a ser estudado,pelo menos deveria se dar a ele a oportunidade de ter aulas mais dinâmicas,onde ele possa não só observar,mas interagir.
Uma aula exclusiva de gramática,usando-se com recursos quadro negro e giz por uma hora ininterrupta fica extremamente cansativa e desinteressante.
Porém, se o professor se utilizar de determinados recursos,sua aula poderá ser de ótima qualidade e bem mais produtiva.
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
Seguidores
Arquivo do blog
Quem sou eu
- Rita de Cássia Oliveira
- Belo Horizonte, MG, Brazil
- Português/Inglês pela Uni-bh. Especialização em Língua Portuguesa Larga experiência no ensino 1o e 2o graus.
BLOG RITA OLIVEIRA
Seja bem-vindo ao nosso blog!
Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.
CONFIRA!
Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.
CONFIRA!