Ecologia

Ecologia
Estação Ambiental de Peti
>

Páginas

Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Escritor Moacir Scliar morre aos73 anos em Porto Alegre





escritor brasileiro Moacyr Scliar, autor de cerca de 70 obras entre romances, contos, ensaios e histórias infantis, morreu na madrugada deste domingo no hospital no qual estava internado desde o dia 17 de janeiro, quando sofreu um acidente vascular cerebral, informaram seus médicos.

O romancista, colunista e ensaísta de 73 anos e que também tinha sido hospitalizado este ano para a retirada de pólipos no intestino, morreu como consequência de uma falha múltipla de órgãos, segundo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
O velório do escritor será realizado este mesmo domingo na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, segundo anunciaram seus familiares.
Scliar nasceu no dia 23 de março de 1937 em Porto Alegre em uma família judia que emigrou de Bessarabia (Rússia) no início do século XX.
O escritor se formou médico, era especialista e doutor em Saúde Pública, e exerceu sua profissão como funcionário do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência do Porto Alegre.
Sua primeira obra, "Histórias de médico em formação", publicada em 1962, relata precisamente suas experiências pessoais como estudante de medicina.
Sua obra tem uma forte influência da tradição judaica, cuja comunidade no Brasil o cita como um de seus principais representantes no país.
O escritor foi eleito membro da Academia Brasileira das Letras em 2003 e conquistou o prêmio Jabuti, um dos mais prestigiosos na literatura brasileira, em quatro oportunidades (1988, 1993, 2000 e 2009), a última das quais por seu romance "Manual da Paixão Solitária", a última que escreveu.
Entre seus principais obras destacam "A Guerra no Bom Fim", "O Carnaval dos Animais ", " O Centauro no Jardim", "O Exército de um Homem Só", " A Estranha Nação de Rafael Mendes" e "Max e os Felinos".
Algumas das obras de Scliar, que também era colunista dos jornais "Zero Hora" e "Folha de São Paulo", foram adaptadas para o teatro e a televisão, inclusive no exterior.
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Português/Inglês pela Uni-bh. Especialização em Língua Portuguesa Larga experiência no ensino 1o e 2o graus.

BLOG RITA OLIVEIRA

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Aqui você encontrará o que pocura : LITERATURA,POESIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO.

CONFIRA!